sem comentários ainda

Reacendendo a lâmpada que se apagou

Por Pr. Jonatas Cupello

 

1 Samuel 3:1-9

E o jovem Samuel servia ao Senhor perante Eli. E a palavra do Senhor era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta.

2 E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar (e os seus olhos se começavam já a escurecer, que não podia ver)

3 e estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do Senhor, em que estava a arca de Deus,

4 o Senhor chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui.

5 E correu a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou.

6 E o Senhor tornou a chamar outra vez a Samuel. Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te.

7 Porém Samuel ainda não conhecia o Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor.

8 O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel, terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então, entendeu Eli que o Senhor chamava o jovem.

9 Pelo que Eli disse a Samuel: Vai-te deitar, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Então, Samuel foi e se deitou no seu lugar.

10 Então, veio o Senhor, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel:

Fala, porque o teu servo ouve.

 

Deus muitas vezes nos coloca em lugares “estranhos”, muitas vezes trabalhamos em lugares terríveis, somos obrigados a frequentar ambientes que não nos agradam, mas tantas vezes não compreendemos que Deus nos colocou lá para mudarmos o ambiente, para sermos luz no ambiente, para fazermos a diferença.

Deus te colocou lá para você ser um instrumento. Samuel foi inserido na história de Israel, no Templo do Senhor num tempo muito difícil.

A história nos relata, dentre algumas coisas que: no tempo que Samuel foi deixado no Templo, outros meninos também foram deixados, mais de dois mil, era um tempo de pouca comida, e os filhos eram consagrados para não passarem fome.

Samuel tinha algo diferente, ele não havia sido deixado por causa de comida, seus pais não o consagraram por esse motivo, mas sim porque Ana havia feito um voto ao Senhor.

Aqui há um detalhe importante e quero que guarde. A grande maioria se aproveitava do que o Senhor, ou o templo do Senhor podiam dar, mas Samuel, seus pais, o ofereceram ao Senhor.

 

Mas era um tempo difícil principalmente porque a nação de Israel estava afastada de Deus. Samuel foi chamado em que momento?

1 Samuel 3:3 , antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do Senhor.

A geração de Eli deixou a lâmpada de Deus se apagar no Tabernáculo. Deus havia ordenado aos filhos de Arão (os sacerdotes) que dessem manutenção diária ao candelabro, sempre repondo o óleo, para que a lâmpada não se apagasse nunca.

Mas o sacerdócio se tornou relapso. O povo passou a distanciar-se de Deus e naqueles dias a lâmpada veio a apagar-se.

Samuel foi chamado em tempos que a nação estava corrompida, o sacerdócio errante, e antes da lâmpada se apagar, ou seja, antes de se confirmar o pior acontecer, a lâmpada nunca havia se apagado, Deus moveu seu braço e chamou Samuel para um novo tempo.

O candelabro fala do Espírito Santo de Deus. Esta figura fica claramente comprovada em duas outras porções da Bíblia:

  • No capítulo 4 de Zacarias, quando o profeta tem um visai do candelabro e o Senhor aplica-a ao Espírito Santo, dizendo: Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.
  • Em 1 Tessalonicenses 5:19 o apostolo Paulo fala que não devemos apagar o Espírito , o que é uma alusão ao candelabro no Tabernáculo de Moisés que nunca deveria se apagar.

Se o candelabro representa o Espírito, a geração de Eli permitiu que ele se apagasse, ou seja, a geração de Eli perdeu o mover de Deus.

A certeza de tal afirmação é comprovada no capítulo 4, quando a Arca de Deus é tomada e foi dito: ICABODE – que significa: foi se a glória de Israel.

Esta geração perdeu a presença do Senhor. Eles se esfriaram a tal ponto, que os sacerdotes se envolviam em prostituição na parto do templo de Deus.

Qual o erro desta geração? Qual o motivo de terem perdido a presença de Deus?

O erro foi fazer da presença do Senhor tão somente um amuleto.

Não buscavam ao Senhor para adorá-lo. Quase ninguém mais ia a Siló, onde estava o templo.

As pessoas não estavam interessadas em buscar sua face, nem tão pouco louvá-lo, mas na hora do aperto quiseram fazer da presença de Deus um amuleto que resolveria seus problemas.

Para esta geração dos filhos de Israel, Deus já não era Criador e Sustentador de todas as coisas; já não era  o Salvador do seu povo, já não era aquele que é digno de honra e glória. Seu templo estava abandonado em Siló; as pessoas já não iam à sua presença para reverenciá-Lo e declararem seu amor, confiança e dependência.

Querem que Ele venha resolver seus problemas sem que façam o minino de esforço.

Isso trouxe morte para o povo, morte para os sacerdotes, Eli e seus filhos morreram.

Quais as lâmpadas que estão se apagando?

Quais as lâmpadas que já se apagaram?

 

Mas lembra, que antes que se apagasse a lâmpada o que Deus vez?

Ele Chamou Samuel, para preparar, para ungir, para levantar uma geração diferente, uma geração de DAVI.

Quero traçar um caminho para acendermos as nossas lâmpadas, no candelabro haviam sete lâmpadas, quero então pensar nas várias áreas da nossa vida.

1 ° coisa que a geração de Davi fez: novo tempo de adoração, louvor a Deus. Adore ao Senhor como nunca antes, renda-se a ele.

2° coisa que a geração de Davi fez: Davi fez de tudo para resgatar a arca da aliança, a presença de Deus. Nos dias do rei Davi. A arca voltou para Israel. Davi representa aqueles que sabem buscar e adorar a Deus pelo que Ele é.

A cada seis passos, quando levava a arca para Israel, ele fazia um sacrifício, QUE ISSO????

Davi não tinha presa, que queria exaltar a Deus, queria viver com Deus.

Quando a arca chegou a cidade de Davi, ele dançou, se alegrou, pois ele sabia que a presença de Deus era mais importante que tudo.

O Senhor não era um mero amuleto para Davi, era algo mais profundo, o Criador de todas as coisas, o Senhor, o Deus sublime e excelente, e muito mais.

Davi não foi perfeito, mais buscava a Deus pelo que Ele é. Quando perdeu seu primeiro filho com Bate-Seba, ele chorou e jejuam até a morte, depois se recompôs e foi ao templo adorar ao Senhor ( Lindo).

3° coisa que a geração de Davi fez: Ele cumpriu tudo o que o Senhor ordenou. Ele conquistou toda a terra que Deus havia prometido. Josué não tomou posse de toda a terra, tão pouco os juízes, tão pouco Saul, mas Davi, aquele que não temia nada a não ser o Senhor. Obedeceu e tomou posso de toda a terra.

Vemos em Davi alguém que não se preocupava só consigo mesmo, mas colocava o Senhor è gente.

É hora de reaprendermos a honrar ao Senhor por causa do que Ele é, e então veremos o seu agir como consequência natural.

É hora de reacendermos as nossas lâmpada e viver na presença de Deus.

Publicar um comentário