Por José Armando Soares Cidaco
Em Lucas15.8-10, encontramos uma parábola contada por Jesus que ilustra bem o que muitas vezes acontece em nossa vida familiar. O texto fala de achados e perdidos e mostra que uma mulher perdeu algo muito precioso para ela, mas não se deu por vencida, foi em busca do que perdeu e recuperou. Mais importante é que ela perdeu o que era importante, dentro de sua casa. As coisas mais importantes, geralmente as perdemos dentro de casa.
Muitos de nós estamos perdendo coisas muito, muito importantes dentro de nossos lares. Alguns perdem o respeito dos demais componentes da família, e quer coisa mais importante do que o respeito? Outros perderam a confiança dos seus, fazendo surgir no lar, um ambiente de desconfiança e mentiras. Há os que perderam a alegria. O lar hoje é triste, ninguém brinca, ninguém se alegra em conviver nos momentos de ajuntamento familiar. E, ainda pior, há os que perderam o amor e ganharam um grande esfriamento relacional. Sim, está se perdendo coisas valiosíssimas dentro de casa. Valores tão preciosos de uma família estão indo pelo esgoto, enquanto nossa sociedade se destrói, por que ela jamais será melhor do que as famílias que a compõem.
Talvez você que está lendo, esteja vivendo algo semelhante em seu lar. Eu não tenho uma fórmula mágica para ajudá-lo em suas perdas, mas tenho princípios de Deus, revelados em Sua palavra, que podem lhe garantir vitórias em tempos dor e perdas em sua vida ou Família.
Esse texto que lemos, nos dá orientações seguras de como reaver o que perdemos e colocar festa em nossa vida conjugal e familiar. A mulher desta parábola conseguiu, então eu e você conseguiremos. Ela recuperou o que havia perdido. O que ela fez para ter de volta coisas tão valiosas que haviam se perdido?
Primeiro, ela acendeu a luz para procurar (v.8). Ninguém acha nada procurando no escuro. Você precisa fazer a mesma coisa. Acender a luz, significa examinar a situação com imparcialidade e honestidade. Por luz, significa admitir onde errei para estar onde estou. E não ter medo de enxergar e admitir minhas fraquezas e equívocos e buscar o concerto em Deus e com quem falhei. Nenhum problema entre duas ou mais pessoas a culpa é de uma só.
Segundo, a mulher da parábola varreu a casa. Muito entulho, muita sujeira não permite que achemos o que perdemos em nossa casa e em nossos relacionamentos. Hoje, há muito entulho que precisamos remover de nosso lar. Eis alguns: mágoas, ressentimentos, frieza, falta de perdão e comunicação. Esses são apenas alguns. Sem contar o lixo que estamos mantendo em casa: traições, violência, desrespeito, etc…
Depois que acendeu a luz, removeu entulhos e varreu sujeiras, a mulher achou o que havia perdido.
Esse é o desafio de todos que perderam ou estão perdendo a coisa mais preciosa da vida que é sua família. A Bíblia diz que aquela mulher procurou diligentemente até achar. Portanto, não desista de recuperar seu cônjuge, seus filhos. Procure com vontade de achar e não desista até conseguir. Certamente Deus será contigo por que o plano d’Ele para você inclui sua família.
A história desta mulher terminou com uma festa e é uma festa que o Senhor tem reservado para o seu lar.